Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Luis Gomes/Divulgação

Planta no box, sim!

Dicas para cuidar de espécies na área do banho

Planta no box, sim!

A decoração do banheiro quase sempre está limitada à área que compreende a bancada e a bacia sanitária, enquanto no box as escolhas ficam concentradas no revestimento, o nicho para dispor os produtos de higiene e os metais. Para quebrar a rotina os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, lançaram mão do shower plants, termo utilizado pelos fãs do Urban Jungle, que na tradução literal significa “plantas no box do chuveiro”.

De acordo com Renato é possível inserir espécies naturais dentro do box: “É maravilhoso ter as plantas por perto e já foi cientificamente comprovado que elas aumentam a sensação de bem-estar. Durante o banho, elas deixam o momento ainda mais relaxante”. No projeto onde a ideia foi aplicada, o apartamento não dispunha de varanda e os proprietários manifestaram o desejo de ter plantas por perto. “A nossa sugestão de trazê-las para o banheiro agradou”, lembra Erika. O jardim vertical harmoniza com o cimento queimado das paredes.

Além de deixar o banheiro mais agradável, a presença do verde proporciona mais vida ao ambiente. As plantas purificam e renovam o ar, além de contribuir para um décor mais charmoso.

É necessário escolher as espécies adaptadas à vivência em ambientes úmidos e resistentes às temperaturas elevadas por conta da água quente do chuveiro. De acordo com Erika, jiboias, bromélias, orquídeas, avencas, violetas, comigo-ninguém-pode, asplênio, peperômia, lírio da paz e caládio são algumas das plantas que reúnem essas características: “Cuidando com atenção, essas plantas são capazes de absorver toda a umidade do espaço”.

Segundo Renato, é indispensável analisar outros fatores, como o relacionado à luz solar e à ventilação natural: “Fica complicado aplicar a ideia em um espaço apertado. Um box grande propicia a distância para que as espécies não sejam impactadas pela água e produtos de higiene, evitando danos”. Na manutenção, Erika acrescenta a limpeza com maior frequência, pois as plantas soltam folhas velhas.

Responder