Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Decoração sofisticada no lavabo

Lavabo: cor branca predomina e dá sensação de leveza

Decoração sofisticada no lavabo

O lavabo ganha cada vez mais destaque em casas e apartamentos, com diferentes tipos de composições. Geralmente, está localizado nas áreas sociais, para que as visitas possam fazer sua higiene pessoal. Diferente do banheiro tradicional, a área não exige grandes medidas, pois um lavatório com torneira, porta toalhas, bacia sanitária e espelho são suficientes.

Por essas características, o lavabo costuma proporcionar a oportunidade de uma decoração agradável, atraente e divertida, para oferecer conforto aos frequentadores, afirmam as arquitetas Devienne Contatto e Leila Caviquia da Contatto & Caviquia Arquitetura.

Por ter medida reduzida, na maioria das vezes, a decoração do lavabo limita o uso de revestimentos tradicionais, fazendo com que o papel de parede se torne uma ótima opção para o arranjo. Além disso, por apresentar menos umidade do que o banheiro tradicional, a aplicação deste tipo de material se torna ainda mais simples e duradoura.

No projeto transformado pelas profissionais, a cor branca predomina no lavabo, promovendo sensação de leveza. Entretanto, um papel de parede texturizado foi combinado para decorar as superfícies, com relevo sutil, estampa de flores, de forma delicada e sem exageros. “Ambientes minimalistas asseguram mais conforto e suavidade ao espaço, pois as cores é que são responsáveis por estas sensações”, afirma Leila.

Para ressaltar o estilo clássico, a cortina de cetim amassado se tornou elemento de importância na composição e, suspensa atrás da bacia, proporcionou sofisticação e requinte, agregando ainda mais elegância ao espaço. Duas tendências foram combinadas no projeto: o tradicional e contemporâneo, com a bancada em linhas retas, textura lisa e homogênea feita com revestimento nanoglass, criando suave contraste entre os dois gêneros.

“Para que os objetos não se percam em meio ao ambiente claro, uma boa ideia é fazer uso de peças com cores opostas e mais fortes para que se destaquem na decoração”, sugere Devienne. Todos os arranjos mais enxutos trazem graciosidade e elegância a qualquer cômodo da casa e o lavabo, que oferece a liberdade de composições mais elaboradas, deve estar à altura da decoração do restante da casa.

Responder