Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Andre Klotz/Divulgação

Como combinar tendências

Cores opostas: verde fresco Eclipse e o Meia-Luz, um rosa avioletado

Como combinar tendências

Na esteira de uma reforma na casa, seja grande ou a pintura de uma parede, antes de qualquer definição é fundamental que as cores transmitam sensações e estejam atreladas ao momento de vida dos moradores. A partir desse entendimento, a Suvinil disponibiliza leque de cores, com diferentes e variados tons e, como faz anualmente, lança o seu estudo de tendência, o Revela. Em 2022, a pesquisa trouxe diversos caminhos que interpretam, em estéticas e cores, as diversas formas como as pessoas reagem aos acontecimentos de agora – a começar pela cor do ano da marca, a Eclipse, um tom de verde fresco.

Sobre qual é a melhor forma de combinar as cores, Sylvia Gracia, coordenadora de marketing, cor e conteúdo da Suvinil, comenta que é possível usar o círculo cromático, em quatro passos, com base em opções de cores que fazem parte do Revela 2022. Cores opostas ou complementares, por exemplo, são as que se encontram em posições exatamente opostas no círculo cromático, sendo as tonalidades que mais apresentam contrastes entre si.

As cores análogas estão localizadas lado a lado e contam com semelhanças no tom, nuance e contrastes. São tonalidades que resultam em combinações equilibradas. Para a combinação em tríade, harmonizamos três cores que estão equidistantes no círculo cromático, isto é, que apresentam a mesma distância. O recomendado é que identifiquemos a formação de um triângulo com medidas iguais, desta forma, a combinação de cores estará nas pontas. Já a combinação monocromática enfatiza o uso de tons mais ou menos saturados de uma mesma cor do círculo.

Círculo cromático: para obter a melhor combinação

Responder