Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 252 Janeiro 2016

Divulgação

A alternativa da piscina natural

Água naturalizada é inofensiva à saúde humana e ao meio ambiente

A alternativa da piscina natural

Reunindo duas piscinas numa só, o projeto de piscina natural é destaque no site da Ecotelhado Soluções em Infraestrutura Verde Urbana, em www.ecotelhado.com. O equipamento combina o compartimento de natação e uma área depuradora com plantas, que pode ser considerada um jardim aquático/filtro biológico, com plantas emersas nas margens e plantas submersas nas zonas mais fundas. “O maior encanto reside na transformação de uma piscina de aspecto quase estéril num ambiente vivo”, diz a Ecotelhado, ao salientar a atração natural de rãs, libélulas acima da água, andorinhas… formando-se um ecossistema completo.

A Ecotelhado explica que a piscina biológica é obrigatoriamente impermeabilizada contra o subsolo, com as plantas desempenhando três funções importantes: a oxigenação da água, a assimilação de nutrientes e o sombreamento da superfície da água. Entre as vantagens, permite tomar banho numa água naturalizada, com qualidade balnear, límpida e transparente; e, em termos de gasto de energia, é possível poupar até 90% em comparação com uma piscina convencional.

Duas piscinas numa só: atração de rãs, libélulas... Divulgação

Duas piscinas numa só: atração de rãs, libélulas…

A água naturalizada é inofensiva à saúde humana e ao meio ambiente. Graças ao sistema de tratamento biológico, oferece uma água macia e suave e sem aditivos químicos.

Outra vantagem é o espaço reduzido em que este tipo de piscina pode trabalhar, sendo viável em lotes pequenos e propriedades em zonas urbanas. A arquitetura e o design podem variar muito, desde o aspecto de um lago com várias plantas e com nenúfares, até a uma piscina com tratamento biológico sem plantas. A configuração de cada projeto depende dos desejos do cliente, da lotação máxima prevista e das condicionantes do local de implantação.

Responder