Edição 314Março 2021
Quinta, 15 De Abril De 2021
Editorias

Publicado na Edição 314 Março 2021

O poder de confortar o ser humano

O poder de confortar o ser humano

Divulgação

Animais proporcionam mais saúde física e mental

A PANDEMIA mostrou muitas coisas para os seres humanos. As pessoas ficaram presas em casas e muitas vezes entretidas com aparelhos eletrônicos e redes sociais. Praticamente cessou o relacionamento social neste período. Sem escola presencial houve redução do exercício físico e das habilidades socioemocionais. Tudo isto contribuiu para aumentar um sintoma que antes era quase sempre patologia de adultos, a ansiedade. Neste contexto, ficou evidente que os animais podem ser um ótimo remédio para ajudar no enfrentamento do dia a dia.

Médicos veterinários, como Pedro Filetti, estudam esta questão neste período e constatam que muitas crianças ansiosas que requerem mais atenção dos pais melhoram com ajuda dos pets domésticos. “Os nossos animais de estimação ocupam com grandeza este espaço”, afirma Pedro, ao observar que muitos pais não se mostram bem emocionalmente com tantas rotinas modificadas e contas que não pararam de chegar e os pets, comprovadamente, são uma boa estratégia neste momento de quarentena.

Enumerando conceitos da pet terapia, o veterinário observa que a convivência com eles mostra que estamos mais perto da natureza, proporcionando momentos alegres: “Eles são um conforto emocional para adultos, adolescentes e crianças. As crianças podem desenvolver responsabilidade tendo que cuidar de um ser vivo e trocando carinho e amor. Muitos jovens estudaram virtualmente com seus pets do lado o que esta sendo muito importante neste momento”.

Pedro acrescenta que alimentar animais, dar medicamentos, limpar suas necessidades fisiológicas estimula a compreender melhor o mundo e a vida. As atividades acabam sendo uma válvula de escape de ansiedade e liberação de energia, tornando o ser humano ocupado e levando-o a esquecer um pouco os problemas do planeta em pandemia.

As pesquisas que estão sendo realizadas no mundo todo comprovam que os bichinhos ajudam na saúde física e mental do ser humano. Nas universidades canadenses os estudos estão avançados nesta questão da relação entre humanos e animais. Algumas viroses afetam mais as pessoas que têm humor negativo e os animais podem ajudar a alegrar a vida, proporcionando ganho de imunidade.

E-BOOK – Para tirar dúvidas do tutor sobre os cuidados básicos para a saúde de seu pet, a DogHero e a Petlove lançaram o e-book “Guia Rápido de Saúde dos Pets”, elaborado por especialistas, com informações sobre check-up, vacinas de cães e gatos, alimentação, a importância do médico veterinário e explicações sobre pulgas, carrapatos, mosquitos e vermes. Gratuito, o e-book está disponível para download e impressão nos sites das empresas.

Responder